Design Hoje
Design é uma atividade criativa que tem como objetivo estabelecer as múltiplas qualidades dos objetos, processos, serviços e seus sistemas em todo o ciclo de vida. Portanto, o design é um fator central para a humanização inovadora das tecnologias e um fator crucial para a troca econômica e cultural (ICSID, 2012).
Sua razão de ser está relacionada à possibilidade de projetar e realizar novas configurações de produtos, processos e sistemas de comunicação visual, destinadas ao bem-estar da sociedade.
Por isso mesmo, nas últimas décadas, a atuação do designers foi expandida para inúmeras áreas pertinentes à vida contemporânea. Além da atuação em produtos e na área gráfica, o designer hoje projeta peças para o mundo digital e também recria sistemas através de projetos que envolvem os chamados design estratégico e de serviços.
Pode-se dizer que a correta avaliação de um problema que envolve design, consiste em uma das etapas cruciais na atividade projetual. Para Frascara (2004), o verdadeiro problema do design reside na identificação das necessidades e na definição dos paradigmas.
Para Bonsiepe (2012), a área de ação do design se encontra na intersecção entre a cultura da vida cotidiana, a tecnologia e a economia. “O design enfoca o caráter operacional dos artefatos materiais e semióticos, interpretando a sua função e funcionalidade […]” (BONSIEPE, 2012 , p.19).
(Textos retirados da tese de doutorado de Fernanda Sarmento, São Paulo, 2014)